domingo, 12 de maio de 2013

A PAZ ESTÁ DENTRO DE NÓS - POR CALUNGA





A PAZ ESTÁ DENTRO DE NÓS



A gente corre, corre, mas não vai a lugar nenhum. - Ah, mas eu tenho que fazer isso. Meu Deus me ajude a conseguir aquilo...
Vivemos correndo, disputando com a vida, disputando com tudo. Parece que a gente vai para algum lugar. 
Se você pensar bem, estar aqui ou estar ali não faz a menor diferença, pois tudo é vida.
- Ah, Calunga, eu estou aqui, mas queria tanto ter uma vida diferente, fazer assim, fazer assado. 
Queria ser melhor aqui, melhor ali. Você acha que é mau a gente querer o melhor?
- Não, nada no mundo é mau. Mas que diferença faz você estar aqui ou lá?
- Ah, não! Acho que vou ser mais feliz, vou me realizar se estiver lá.
-É um pensamento, mas certeza mesmo, você não tem. 
Só imagina que se fizesse isso ou aquilo, que se morasse assim ou fosse assado, iria ficar melhor. 
Pode ser, mas também pode ser que não, pois, certeza, ninguém tem. 
É só olhar para trás. Quantas vezes você meteu a cara e acabou quebrando porque não era bom?
É, a gente quer muito o que não tem, quer ser quem não é, quer ir para onde não pode. 
Que coisa confusa! Depois que a gente morre, vê que não adiantou nada esse corre-corre, essa tensão, essa loucura de querer isso, de querer aquilo ou de falta disso, de falta daquilo. 
Ah, minha gente quanta ilusão! Sou defunto e também já fiz tudo isso. 
Quando cheguei no plano astral, o povo me disse: - Olha Você esta mal porque é muito apressado, muito angustiado, muito ansioso.
Sabe o que eles fazem aqui com gente assim? Mandam contemplar o horizonte por quatro horas. 
E a gente fica lá olhando com aquela angústia para fazer alguma coisa, mas eles não deixam sair. 
Não, fique aí olhando o horizonte.
Vocês precisam aprender a viver e não a inventar uma vida que nunca vão ter, querendo estar num lugar onde nunca vão estar, querendo ficar onde não podem, querendo ser o que não são, querendo ter o que não é possível. 
Tudo isso é ilusão.
Vocês não querem a verdade, não querem ver o dia a dia. A vida de vocês é um tormento e não tem paz. Como é importante ter paz na vida! O que quer dizer ter paz?
É a gente se harmonizar com o movimento da natureza. É deixar a vida fluir. 
É ter gosto na vida. Sem paz a cabeça não pensa direito, acaba com a saúde mental, emocional, física, social, que é a saúde familiar e do ambiente. 
Você não pode ter paz, porque é aquela loucura na cabeça e o corpo fica só seguindo ordens da cabeça, tenso, vivendo um mundo que não existe, no mundo dos “deveria”, criando revolta, desassossego, exaltação.
- Você é uma pessoa exaltada? 
Vive no impulso e depois fica moído, arrebentado¸ não dorme direito? Paz é o contrário, você pode ser dinâmico e até ativo. Mas o jeito de fazer suas tarefas é calmo, equilibrado, harmonioso. 
O movimento é gracioso. O povo diz: - Ah, estou me matando para um dia ter paz. 
No dia em que meus filhos estiverem criados, vou ter paz.
- Que mentira! Desse jeito, você não vai ter paz nunca. 
Vai morrer desassossegada, perturbada.
Vamos então mudar a cabeça. Olhe bem para a vida, não adianta correr. 
Tanto faz morar em casa própria ou com a sogra. Se você é inquieta vai ser sempre inquieta.
A pessoa desassossegada quer que o mundo fique calmo para ela ter um pingo de paz. 
Nem pingo nem tempestade, você vai ter, se depender dos outros para ter paz. 
A paz esta dentro de nós
É a atitude interior que a gente vai construindo devagar, ao perceber o que tira a nossa paz.
O que tira a sua paz? São as suas esperas? Pare de esperar. Tudo é jeito de olhar. Tudo é contemplação. 
Para que se exaltar? Fique na paz e na tranqüilidade. Cada hora é sua hora. Cada coisa é sua coisa. 
Mas tudo é igual no fim. A vida é igual para todo mundo, com ou sem dinheiro. Lá por dentro, é tudo igual.
É ilusão que você esta ai desgraçada lavando panelas enquanto a outra esta passeando no shopping. É ilusão que o outro esta na rua, passeando no seu carro esporte novo, enquanto você esta ai em frente a um programa chato da televisão.... relaxe.
 Não deixe esse pensamento perturbar a qualidade do seu momento. Limpe a panela e sinta. Fique inteira no que você faz. Levante da frente desta televisão, buscando algo melhor para fazer, a televisão esta chata porque você está um chato, busque o que gosta de fazer a seu alcance neste momento. Não caia nesta ilusão. Não estrague esse seu instante pensando que há outro melhor e que, o que você esta vivendo é uma porcaria. Não deixe isso iludi-los meus filhos. Não pense que há uma vida melhor para você. Não tem, só tem essa aí. 
É você que é ruim. Relaxe. Fique na paz e se dê o direito à paz. Nada importa. Só existe o momento.
- Mas, Calunga, tenho medo E os meus objetivos na vida?
Largue isto, o objetivo da vida é viver cada momento, a riqueza deste momento, a presença sua na vida, os filhos do jeito que são¸ a casa para cuidar, o serviço que você faz sempre igual.
É aí que você exercita a sua paz, o seu controle interior, a sua evolução. 
Não tenha medo do trabalho repetitivo. O mundo vai levá-lo pra frente; você vai para o melhor. Então pare com a luta. Não lute.
Vamos entrar na faixa do usufruto, não da luta, da espera, do tormento interior, da desvalorização do que a gente faz. Sempre o que se tem hoje representa a conquista de ontem. Nada veio do céu. Para que fazer tanto esforço? 
Quando for a hora alguma coisa acontece. Não me preocupo e assim tenho paz. 
Se fico tenso, já perdi a paz. Acalme-se; isso é o que faz a diferença.
- Ah, mas eu quero saber.... - Para que você quer saber? 
As coisas chegam no pensamento. A vida é cheia de mensagens, porque a gente precisa destas mensagens. A vida traz o conhecimento na hora certa.
- Mas Calunga, acho que a gente tem que lutar pra conquistar.
QUEM LUTA NÃO SAI DO LUGAR. QUEM CORRE ATRÁS NÃO ANDA. QUEM NÃO CORRE É QUE CAMINHA. SÓ CAMINHA QUEM FICA, PORQUE ASSIM A VIDA VEM ATÉ NÓS.
Um dedinho de prosa – Luiz Gasparetto

Nenhum comentário:

Postar um comentário