sábado, 18 de maio de 2013

SEJA COERENTE



SEJA COERENTE
por:Aline Schulz
 aline@luzdaserra.com.br

Dias desses, prestando atenção às pessoas, assistindo a dvd?s na área da espiritualidade, me flagrei de algo que achei muito importante, a falta de coerência na vida das pessoas! Óbvio? Nem tanto assim... Mas, o que seria coerência? Seria estar em conexão, ser integrado ao todo. É perceber que possuímos em nossa vida quatro pilares que nos sustentam (espiritual, mental, emocional e físico/material) e que somos 04 em 01. Afinal, quando eles estão equilibrados resultam em uma coerência necessária para formar a nossa tão almejada harmonia, paz, equilíbrio...

Infelizmente, firmamos um pacto de mediocridade para não vermos isso, e com isso, sem percebermos, somos muito mais nossas inferiores, com seus aspectos fragmentados, deixando de lado completamente a integralidade do ser humano. ¼ do ser equilibrado não é ser harmônico. É um pedaço da pessoa, nada mais. (Já parou para refletir como somos assim?)

Apenas isso.

Agir com integridade representa dar atenção aos 04 pontos que deveriam estar unidos no topo, em igual parcela e altura. Como uma pirâmide, que tendo seus quatro lados na mesma proporção, unindo as suas pontas no topo, resultaria em uma pessoa feliz, saudável, próspera....

Agora, só é possível crer naquilo que é praticado por nós. O resto? São apenas distrações. Se alguém fala de paz, mas também pratica a paz, estamos diante de uma pessoa que possui uma vida coerente em um pilar apenas: o espiritual.

Se alguém fala em saúde. Mas também pratica e cultiva hábitos alimentares saudáveis, estamos diante de uma pessoa que tem sua vida coerente no pilar da físico/material.

Se alguém pratica o equilíbrio nas suas emoções, exercendo atitudes para isso, estamos diante de uma pessoa coerente no pilar emocional.

Se alguém fala que filtra seus pensamentos e pratica a vigilância, estamos diante de uma pessoa coerente no pilar mental.

Se alguém fala em espiritualidade, em mental, em emocional e físico/material e pratica o equilíbrio de todos esses pontos, estamos diante de uma pessoa coerente em sua vida como um todo.

Cada aspecto possui uma rede intrínseca de aprendizados subliminares advindos de épocas remotas. E sem percebermos, vivemos conhecimentos de senso comum que nos limitam. Informações ultrapassadas que ainda querem manter o seu lugar ao sol.

Constantemente nos boicotamos através da corrente de conceitos pré-concebidos. Fomos programados até mesmo nos valores, princípios e propósitos que seriam aceitáveis a nossa vida. Os memes.

Por que buscar nisso a nossa coerência?

Porque refletindo diante destes fatos e percepções chegaremos à nossa essência: nosso eu interior. É preciso desnaturalizar idéias para nos despirmos de uma cultura que nos engessou. Padronizou e nivelou o pensar, sentir e agir.

Evoluir requer reforma. Pede o desacomodar. Enfrentar o como estamos agora perante valores, princípios e propósitos que nos fazem filosofar sobre que realmente somos. Muitas vezes sequer sabemos quais são nossos valores para depois disso, desencadear todo o restante. E isso é o primeiro passo, descobrir o que norteia a sua vida.

Ser e não estar. Buscar em si cada ponta do seu eu. O que cada um tem a lhe mostrar e ensinar para poder dizer apenas que você, naquele momento está equilibrado naquele pilar. Afinal, sabemos que somos seres humanos, portanto, maleáveis e falíveis. Porém, não podemos usar isso como desculpa para não seguir em frente. Por isso, o foco no propósito de como agir valendo-se dos seus valores. Agora, você sabe realmente quais são os seus? Não os daqueles que nos rodeiam! Precisamos descobrir quais são os nossos, não é?

Frente a isso tudo, o que deveríamos então buscar? O alinhamento daquilo que pensamos, sentimos e fazemos. E não deixando que cada um deles nos puxe para um lado diferente. Quando pensamos, estamos automaticamente sentindo e a um passo de agirmos. Tudo isso está interligado. A linha que os separa é muito tênue. O ideal nesse processo é quando tudo isso está voltado para uma mesma direção.

É preciso refletir para onde vão seus pensamentos. O que se passa em sua cabeça no seu cotidiano. Da mesma forma, o que andas sentindo e deixando transbordar através das suas emoções. Como isso pode ou não estar em consonância com a forma que agimos, as nossas atitudes, as nossas palavras, enfim, o nosso fazer. Sem falar, em como isso está ou não vinculado aos seus valores, princípios, propósitos, ou seja, a sua filosofia de vida.

Afinal como Randy (2008, pg 193) em seu livro Seja feliz, saudável e rico nos coloca: Para atingir o propósito da sua vida, e permanecer fiel a ele, você precisa viver com base em uma filosofia coerente. Tudo precisa estar em sintonia. A filosofia descreve o seu propósito, que está baseado nos seus princípios, que estão fundamentados nos seus valores. Tudo isso compõe o que você realmente é.

Convido a você leitor a refletir mais sobre isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário