segunda-feira, 20 de maio de 2013

REFLITA



REFLEXÃO

Por Iara de Oliveira Rocha


Devido a alguns acontecimentos dos últimos dias, estou batendo um pouco nesta tecla sobre o
que você faz para mudar os resultados que você tem e não está gostando. Hoje irei um pouco
mais além; lendo um capítulo do livro Autobiografia de um místico espiritualmente incorreto
do Osho - O charlatão, tive alguns insights  sobre o assunto que vem de encontro as duas 
postagens anteriores minhas.
Osho conta neste capítulo o seguinte:
"Um Rei costumava dar uma volta pelo seu reino todos os dias para saber como andavam as 
coisas é claro ele ia disfarçado. Durante tais passeios a figura de um belo jovem de baixo de
uma árvore começou a lhe chamar a atenção, a mesma árvore dia e noite. A curiosidade 
finalmente toma conta do Rei e ele pergunta ao jovem você nunca vai para casa dormir?
E o jovem responde, as pessoas vão para a casa dormir porque elas tem o que guardar. Meu
tesouro é tão grande que não posso dormir preciso guarda-lo. E o rei falou - Estranho não
vejo nenhum tesouro aqui. Então o jovem explicou - Mas meus tesouros estão dentro de mim
o senhor não os pode ver.
Depois disto parar ali virou rotina para o Rei e a observar o rapaz sua percepção, seu amor, 
sua paz, sua meditação e o rei acho tratar-se de um Santo; e o Rei se ocupava pensando horas
no jovem sim é um Santo este é seu tesouro, é claro que ele não dormiria os mendigos 
dormem, mas ele era um Santo. Então começou a pensar em convida-lo para ser seu hóspede
 no palácio, mas certamente era um Santo e não aceitaria. O Rei passou a honra-lo como um 
guia espiritual, queria convida-lo mas o Rei tinha a velha ideia de que os Santos renunciam a 
tudo. Então um dia convidou o jovem e este disse - Se queria minha presença porque não
disse, traga-me outro cavalo e irei com você. Imediatamente o Rei pensou - que espécie de
Santo é assim tão acessível?, mas como já era tarde demais para não leva-lo ofereceu-lhe
 o melhor quarto do palácio apenas destinado a outros reis, óbvio ele achou que o jovem
recusaria alegando ser um Santo e não podendo conviver com tanto luxo...Mas o jovem 
limitou-se a dizer muito bom. Imediatamente o Rei pensou que este sujeito o havia 
enganado, foi espiar duas ou três vezes, mas o Santo dormia....O Rei então não conseguiu 
dormir com suas dúvidas, ele não dormia antes, mas agora dorme, não precisava mais guardar 
seu tesouro? Então o Rei pensava fui enganado por este CHARLATÃO. No dia seguinte o 
jovem comeu fartamente os melhores pratos, usufruiu todos os luxos.  Ao sétimo dia o Rei estava
certo de que se tratava de um CHARLATÃO, então questionou o rapaz se poderia lhe fazer 
uma pergunta. O jovem disse ao Rei saber do que se tratava a pergunta, e disse que responderia 
depois de um passeio matinal.  Andaram muito foi um passeio longo e durante o passeio o rei
perguntou: -Qual é diferença que existe hoje entre você e eu?
Chegando a um rio o jovem desceu do cavalo e o Rei disse não posso passar daqui, adiante 
já é outro reino. O jovem respondeu o Senhor pode levar os dois cavalos de volta ou pode 
me acompanhar. O Rei perguntou: - onde você vai? E o jovem respondeu meus tesouros
estão dentro de mim, onde quer que eu vá estão comigo. O Senhor vai ou fica? Então o Rei
respondeu não posso tenho o reino, meus bens,  as pessoas. Neste momento o Jovem riu e 
disse: - Percebe agora nossa diferença, para mim tanto faz ficar num palácio ou de baixo de
uma árvore, porque meus tesouros estão dentro de mim. O Senhor pode voltar estou indo
para outro reino, agora meu senhor não vale mais a pena ficar em seu reino. 
Então o Rei jogou-se a seus pés pedindo perdão e para que ficasse, pois tinha pensado coisas
erradas a respeito do Jovem. Me perdoe - dizia - o Rei esta mágoa vai me perseguir para
sempre, volte comigo. O Jovem disse para mim tanto faz ir ou ficar, você agora acha que sou
Santo, mas é melhor que eu vá pois se eu ficar em uma semana pensará de novo será que é 
mesmo Santo? Se eu voltar o Senhor começará a duvidar e pensar este homem não passa de
UM CHARLATÃO."

Bem tendo lido isto comecei a pensar, quantas vezes as pessoas procuram Gurus, Wiccas,
Padres, Pastores, Psicólogos, Entidades em Centros e Terreiros, tarô,   conselhos de pessoas
sábias e vividas, e assim que estes apresentam soluções que tendem a fazer a pessoa ter
de sair de sua zona de conforto, sua primeira reação é duvidar de quem quer que seja.
Começam a questionar a veracidade dos conselhos, investigam a vida de quem foram procurar
buscando desmerecer os conselhos recebidos, porque não era aquilo que queriam ouvir, 
porque terão de sair da sua vidinha chata porém conhecida. Porque foram buscar no outro
um passe de mágica onde elas dormindo poderiam receber as benesses que procuram sem
se dar conta de o que querem pode não ser o melhor para elas mesmas, sem fazer absolutamente
nada para ter merecimento de uma benesse, uma graça, um milagre. Milagres acontecem
os céus colaboram sempre com quem se abre, para quem fez sua parte, nem que sua parte seja
apenas um coração com gratidão. E o que é pior querem atestar sua descrença e pouco caso,
minando a confiança dos outros porque a outra pessoa não pode ter isto se eu não for ter. Se
esquece que fazemos por merecer, é o tipo de pessoa venha a nós e ao vosso Reino nada.
Precisam sempre que quem as rodeia prove suas capacidades extraordinárias, porque ela mesma
bem no fundo acredita que não é merecedora do que pediu, passaria por cima de tudo e todos
por um capricho que o prejudicaria inclusive além da afetar as outras pessoas. Esquece-se
da Lei do Retorno.
Então pense bem, reflita sobre isto. Será que são os anjos que não colaboram para eu ter uma
boa vida? Ou será que eu precisaria mudar e não tenho vontade nenhuma disto. Acha que o outro
 é no mínimo idiota e que embora sendo avisada que aquele caminho pode não ser o melhor acha
que como é mais esperta ali na frente a hora que todos fizerem o que a criancinha mimada quer
ela conseguirá passar a perna no destino e nas forças das Vontade Divina. Pense se é que você 
tem tanta esperteza, destreza capacidade de estratégia, porque não conseguiu sozinha e teve de
 procurar ajuda?. Olha se você é uma das pessoas que pensam assim por favor seja auto-suficiente 
e não incomode nem tome o tempo de ninguém. Cada um carrega tesouros dentro de si, se os teus 
estão fora então só será feliz quando emagrecer; só será feliz quando ficar rica,; só será feliz quando se casar..Este suceder de "ses" de "sós" nunca terá fim. Sua felicidade não depende de nada,  tem de
estar onde você está, tem de ir com você onde você for. Enquanto não assumir sua vida como sua
responsabilidade, seus resultados como colheita de seus atos e pensamentos não tem absolutamente
ninguém que o fará por você qualquer pessoa só poderá ajuda-lo se você quiser mudar.

Beijos
Iara de Oliveira Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário