quarta-feira, 5 de junho de 2013

SENTA QUE LÁ VEM CONVERSA - SILÊNCIO TAMBÉM É RESPOSTA



SILÊNCIO TAMBÉM É RESPOSTA

Por Iara de Oliveira Rocha

“Diz a sabedoria indígena que quando não cumprimos aquilo que prometemos, 
o fio de nossa ação que deveria estar concluída e amarrada em algum lugar fica 
solto ao nosso lado. Com o passar do tempo, os fios soltos enrolam-se em nossos 
pés e impedem que caminhemos livremente… ficamos amarrados às nossas
 próprias palavras.
Por isso os nativos tem o costume de: “por-as-palavras-a-andar” que significa 

agir de acordo com o que se fala; isso conduz à integridade entre o pensar, 
o sentir e o agir no mundo e nos conduz ao Caminho da Beleza onde há 
harmonia e prosperidade naturais.”

Na verdade sabemos que não devemos falar e não cumprir, nos sentimos mal 
quando fazemos mas a explicação  neste pensamento da sabedoria indígena 
fica bastante clara e didática. Não me refiro só o que prometemos aos outros 
me refiro também e especialmente ao que prometemos a nós mesmos. 
Se ele me fizer isto eu faço aquilo, e ele faz e você não faz nada. 
Este ano que começa vou fazer ginástica e chega ao meio do ano e 
você nem a inscrição fez.
Aí ficamos com uma sensação ruim de não concluirmos nada.
Fica ainda pior se estendermos o assunto a promessas ou acordos não tácitos, 
meu Deus como temos mania disto. Porque sub-entendemos que meia conversa 
seja conversa inteira. Não deixa de ser porém a outra parte envolvida como nada 
ficou acertado direito tem o direito de concluir o que quiser. Quantas vezes 
conversando com as amigas a conversa fica assim: então mas eu achei que 
estivesse sub-entendido isto. Mas eu pensei que ele estivesse entendendo isto; 
mas pelo jeito dele achei que fosse outra coisa. Digo especialmente no que se 
refere a relacionamentos, hoje em dia em que nada fica muito claro, temos a 
tendência de colocarmos sempre uma tinta extra nas leituras que fazemos do outro, 
sempre colocamos um verniz extra. Depois passamos a ler os ditos "sinais" 
de acordo com nossas fantasias.
Aí especialmente a mulher quer as famosas D.R.(discutir relação), onde nunca 
teve uma relação, aí pessoas como eu que entendem que silêncio também é resposta, 
viram as costas para o "famoso relacionamento" por total preguiça de conversar; 
depois o outro se sente traído, e diz que você não deu nenhum aviso. Porque sub-entendi 
que leria os sinais, pois sempre mostro o que está acontecendo, mas será que o
 outro é obrigado a entender? Claro que não, mas quando chega neste ponto, 
se você é como eu que analisa as coisas milhares de vezes, onde  você não tem mais 
nenhuma vontade nem da resposta. Porque você já julgou que não vale mais a pena 
se esforçar para aquilo, então manda uma charada quase criptografada e entende 
que silêncio também é resposta.
Sei que possuo este defeito mas as vezes me sinto tão enroscada,
 tão presa e são justamente estas conversas soltas, sem conclusão que nos impedem.
 Precisamos todos concluir as situações, fecharmos as portas, e acaba ficando
 tudo entreaberto quase como uma corrida de obstáculos. Este assunto veio a tona, 
quando soltei esta pérola para uma amiga chamada Alessandra hoje, 
para mim silêncio também é resposta. Aí li esta postagem que eu mesma 
fiz no facebook, e me fiz a seguinte pergunta: 
Estaria eu parecendo a música do Tim Maia? Me dê motivos para ir embora....

Beijos
Iara de Oliveira Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário